sábado, 31 de janeiro de 2009

DIALOGAR É PRECISO... (2)




O Mito da Caverna

Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.

Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.

Os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.

Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza. (PLATÃO, em “A República”)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mito_da_caverna (acessado em 31.01.2009)

Comparo o que se fala anonimamente pela Internet: É ter a visão do mundo como os prisioneiros da Caverna da parábola. Há um mundo real, com muito mais para ver, sob a luz do sol...

Doutrinador

25 comentários:

  1. Senhor, obrigada por esse espaço, acho importante um local onde possamos colocar nossos pensamentos em forma de diálogo.
    A visão do real com o virtual se confundem muitas vezes, é como a vida vivida em quatro paredes onde não existe o outro mas mesmo assim ele está presente, os momentos vividos na internet passam a ser também a vida que têm como vivida.
    Assim como no virtual, a realidade também pode ser verdadeira ou mentirosa de acordo com o caráter de cada ser, mesmo no real a pessoa pode dar a mentira contida em sua falsidade de caráter.
    O virtual facilita para tentarmos ter o conhecimento do outro para chegar ao real, mas isto não impedirá que o real seja de malefício e a mentira esteja embutida em ações.
    Claro que temos também como vermos aqueles que têm valores, integridade e o rosto sempre será o rosto e não uma máscara que cai a qualquer momento, seres de luz.
    Nada tira o prazer de um abraço e das emoções vividas, nada tira o sabor do encontro de corpos a se quererem ou de um encontro de amizade, não existe nada que possa ser acima disso, vida vivida com sentimentos e encontro de seres em busca de sentimentos que os completem.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. De fato, é no mundo real que está a luz do sol. É onde estão os sentidos... os cheiros, os sabores, o calor do abraço, o aperto de mão, o olhar, a desmistificação dos ideais perfeitos construídos atrás de uma máquina e de ilusões e devaneios, muitas vezes baseados na mentira.
    Vejo a internet como um facilitador, desde que usada de forma correta, excluindo aqui outros benefícios e falando apenas da facilidade de comunicação.
    O problema são as pessoas, usando seus poderes para o mal... rsrs.
    Sds respeitosas, Sr.
    {Vita}_Senhor da Torre

    ResponderExcluir
  3. Doce *haya*,
    Obrigado eu, tendo você participando deste espaço, que não é somente meu - é de todos - considerando o tema "Diálogos". Desde já abro-lhe a porta para a qualquer tempo lançar novos temas por aqui, e/ou fazer seus pertinentes comentários.
    Mas vamos dialogar sobre a internet ser a possível caverna platônica...
    Entendo e concordo com a sua posição quando afirma que "o virtual facilita para tentarmos ter o conhecimento do outro para chegar ao real".
    Todavia, antes da "caverna" da internet, existia a realidade. Então já conhecíamos um mundo real, e não as sombras da "caverna internet".
    Somos seres que sempre vivemos sob a luz do sol. Temos o modo de pensar, de reconhecer as coisas e de ver tudo como se estivéssemos sob a luz do sol. Será que muitas vezes não começamos conversações e relacionamentos pela internet, e quando elas se mostram falsas, a nossa decepção é maior do que se estivéssemos no mundo real?
    Beijos doces

    ResponderExcluir
  4. Vita,
    Que bom estar conversando num outro tópico com você!
    Concordo plenamente! Gênero, número e grau! A internet é um facilitador, uma ferramenta para as relações no mundo real. Mas veja a pergunta que faço no post anterior, à *haya*...
    O que acha?
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Swnhor, penso que a decepção ocorre das duas formas, qdo nos entregamos a amizade ou seja qual for o sentimento, não faz diferença onde estamos.
    O caráter é de cada ser humano, ele pode nunca ter entrado em uma sala de bate papo e ter ações ruins ou ser uma boa pessoa.
    Indepentende de onde estivermos, podemos ser criados em um local escuro e sem cuidados, haverá o ser que é bom por natureza e o que se tornará um montro, é de sua natureza.

    ResponderExcluir
  6. Só mais um comentário Sr, algo só pode ser mudado onde vemos erros que são colocados em cima de outros erros de uma forma, sendo justos e não nos deixando envenenar.
    Sendo assim Senhor, seja onde estivermos, seja luz do dia ou em um local amedrontador, o que falará é a nossa dignidade.
    Existem almas de luz e aquelas que são como o limbo que onde estiverem tentarão fazer de seu caráter o espaço onde se encontra.

    ResponderExcluir
  7. Respondendo à sua pergunta, Sr:

    "Será que muitas vezes não começamos conversações e relacionamentos pela internet, e quando elas se mostram falsas, a nossa decepção é maior do que se estivéssemos no mundo real?"


    Realmente acredito que as decepções sejam maiores, Sr... e justamente por conta da construção desses “ideais”... todo ideal é perfeito, a imaginação viaja, cria mitos.
    Em relações reais há desde o início o contato, que permite, se não de todo, ao menos em parte, o conhecimento mútuo, o “olho no olho”, que não dá garantias a ninguém pois há que minta olhando no olho também, mas ajuda a manter os pés no chão.
    Agradecendo também a oportunidade de estar dialogando com o Sr...
    Abraços respeitosos,

    {Vita}_Senhor da Torre

    ResponderExcluir
  8. Senhor...

    Parabens pelo espaço... necessário para o dialogo, a troca de experiências e oportunidades...

    Saudações

    ResponderExcluir
  9. Senhor parabéns por este espaço e a oportunidade de trocarmos idéias, vejo aqui que estou entre amigos!!Muito bom...
    Quanto a questão proposta, penso que decepçãoes são as mesmas tanto faz se real ou virtual! Existem pessoas mesquinhas e mal intencionadas nas duas esferas!Portanto estarmos conscîentes e nos policiarmos par não deixar que idéias errônes nos conduza ao engano! Devemos ter em mente que a qualquer momento podemos cair... acredito na sinceridade, transparência, coerência..., nos levam em direção as pessoas certas, acredito tb que somos como um imã, que atraimos certos tipos mas acredito tb que o fato de atrairmos pessoas não confiáveis é pq de alguma forma despertamos esse sentimento nelas que as faz se aproximar, então devemos refletir e mudar nossa atitude! Toda ação ocasiona uma reação!
    saudações
    christal lhes deseja o bem

    ResponderExcluir
  10. Meus cumprimentos a todos aqui!
    Interessante o seu ponto de vista, christal.
    Talvez a ingenuidade excessiva, o descuido, a ansiedade de conhecer alguém e de se lançar em uma relação possam de fato aumentar a possibilidade de uma futura decepção, seja no real ou no virtual...
    Com o devido respeito ao Sr Doutrinador, peço licença para uma pergunta a vc:

    Na sua opinião, o que facilitaria essa aproximação de pessoas não confiáveis?

    Bjs, christal... te adoro.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a colocação da Christal: "acredito tb que somos como um imã, que atraimos certos tipos mas acredito tb que o fato de atrairmos pessoas não confiáveis é pq de alguma forma despertamos esse sentimento nelas que as faz se aproximar, então devemos refletir e mudar nossa atitude! Toda ação ocasiona uma reação!"

    Porém algumas vezes pessoas se aproxima não por conta de nossas atitudes, mas por outros motivos e é nesta hora que precisamos ser menos ingênuo e aprender a separar o "jóio do trigo", mas que tmb é algo que só aprendemos com a experiência vivida tanto no virtual como no real.
    E {Vita} eu acho que oq facilita a aproximação de pessoas não confiáveis é pq somos verdadeiros e permitimos essas aproximações exatamente pq achamos que todos devem ser assim tmb, que é uma ingênuidade, mas como ja disse só com o tempo ee xperiencia que aprendemos a separar e assim não permitir mais essas aproximações.

    Saudações a todos

    ResponderExcluir
  12. Concordo com vc,{Vênus}... por sermos verdadeiros e transparentes esperamos que o outro tb seja.
    O grande problema é que, como dizia a minha avó, "ninguém traz letreiro na testa"... e quando nos damos conta, o mal já está feito.
    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  13. Acho que o saber quem é confiável seja por conhecimento via NET ou real é algo que só o tempo dirá e pode levar muito tempo para descobrirmos.
    Todas vcs tem razão, vejo da forma que vcs vêem, nos tornamos um imã sim seja qual for o meio que vivemos, tudo o que fazemos sempre está sendo observado, seja por pessoas que te valorizam, por inveja ou interesse.
    Um dia li de um “Dom” o seguinte:”Não é a mim que elas procuram, não sou eu na realidade que elas desejam e sim vc.”
    É uma realidade, eu e Vita conversamos sempre sobre isso, vejam qtos Dominadores existem no meio sem uma sub, observem, mtos sérios e em busca de alguém que porte a coleira dele com valor, no momento que esse Dom tiver essa sub e ela for uma pessoa respeitada e querida, haverá mas um monte desejando entrar.
    Elas não chegam por ele, acho que não são capazes de raciocinar, querem o seu lugar porque acreditam que o tendo será como vc ou para somente destruir algo construído, elas jamais pensam e se perguntam o que aquela sub fez para ser valorizada, o qto colocou de sí em dedicação, seu trabalho e respeito para com as pessoas e com si própria, nada veio de graça.
    Bem, isto ocorrerá ou aqui na NET ou em um encontro grande, pode ser no real ou virtual, que é o que eu digo: Quem tem valores tem, quem não os tem não irá ter depois de uma certa idade.
    Acreditamos no outro, sempre, a maioria de nós tem sonhos, romantismo e desejos qdo amamos alguém e é onde abrimos as portas para aqueles que nos conhecem e esse abrir de portas as vezes nossos sentimentos passam a ser a arma usada pelo outro contra nós, nas amizades não é diferente, existem aqueles que chegam somente para sugar ou para nos ajudar a construir algo.
    Essas pessoas ou boas ou ruins podem ser encontradas em qualquer lugar e não erramos de abrir as portas, erramos sim é que mtas vezes baixamos a guarda antes do tempo e é ai onde nos magoamos.
    *haya*

    ResponderExcluir
  14. Assino embaixo, haya.
    Vc tocou em outro ponto tb muito oportuno. Fato observado, vivido e comprovado.
    Tivemos a oportunidade de conversar e conhecer Dominadores sérios, homens que buscavam uma sub também séria para juntos contruírem uma D/s... e não conseguiam encontrar.
    Bastava, porém, que encoleirassem alguém e imediatamente o assédio a eles começava, como se esses Senhores só crescessem aos olhos das outras depois de terem alguém servindo-os.
    Alguns acabam se iludindo, achando que vai dar certo (a coisa dos ideais perfeitos), mas na prática não é assim... afinal, não eram assediados quando buscavam.
    A leitura que faço desse fato é que não é o Dominador que buscam, mas o "status" da coleira, o lugar da outra (principalmente quando ela se destaca por ser uma boa submissa) e aí começam os jogos, as armadilhas e intrigas que irão desestabilizar a relação, muitas vezes levando-a ao fim.
    Sei que pode parecer uma opinião radical, afinal toda regra tem exceções, mas estas são raríssimas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Haya e {Vita}!
    Assino e carimbo em baixo de tudo que vcs colocaram...
    Nem tem mas oq dizer é tudo isso mesmo e os assédios são por vários motivos mas vejo mesmo que a inveja e o ciúme muitas vezes que impera.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Nanda, Christal e Vênus,

    Benvindas a este espaço! Ele foi criado para ser dividido. Afinal, quanta falta faz o Diálogo para o nosso crescimento! E que bom dialogar sobre o BDSM, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  17. Olá a todos! continuando...
    Como disse antes somos um imã e devemos reflretir o pq de atrairmos... A meu ver uma conduta sincera e transparente não seria o facilitador mas, quando baixamos a guarda antes do tempo na ansia de fazermos novas amizades nos abrimos muitas vezes para pessoas erradas...Toda via quando colocamos a ansiedade de lado damos oportuninade a voz interior que nos guia... Falo por experiência própria!Nossa inimiga número um a ANSIEDADE!
    saudações a todos
    christal lhes deseja o bem

    ResponderExcluir
  18. continuando...
    As intrigas e provocações advém muitas vezes pelo fato do Top não conduzir de forma adequada sua "casa" e mesmo a pressa em encoleirar trás problemas, pois não se conhece o suficiente para saber do que a pessoa é capaz... Penso que no BDSM há de ser ter muita calma e avaliação mútua antes de se assumir uma relação...Aqui tudo é intenso demais, colorido demais e qualquer deslize machuca, certos cuidados devem ser tomados antes de mergulhar fundo ...mais uma vez colocar a ANSIEDADE de lado ela cega!
    saudações a todos
    christal lhes deseja o bem

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Senhor Doutrinador®:
    Já nos conhecemos quando ainda havia a sala da Selena... usava ainda o nick de kdellamadura®; depois não nos falamos mais...
    Feliz aqui em reencontrá-lo, trazida até aqui pela amiga *haya* e por Vita.
    {kdella®}_SB

    ResponderExcluir
  20. É verdade Christal, mas mesmo o tempo não é capaz de dar noção, sei do que falo, mtas vezes mesmo diante de uma "negociação" de meses ainda poderá demorar mto tempo até que a máscara caia, mtas pessoas mentem como que se a verdade não tivesse valor, passam uma vida em mentiras e tb só sabem dar mentiras.
    O que quero dizer é simples, a questão é sorte, as vezes mto precisamos sofrer para que um dia possamos ter um grupo de amizades verdadeiras onde todos tem a mesma vivência para entender o outro.E assim é tudo na vida.
    Até por esse motivo hoje me sinto inteira e posso agradecer as pessoas que me fizeram algo de ruim, porque se não tivesse acontecido eu não poderia hoje trocar com vcs o que sinto e sei.
    Bjs e linda semana.
    Eu ia em seu blog agradecer a sua presença aqui, farei aqui mesmo esse agradecimento.
    Obrigada por partilhar esse espaço com todas nós, as demais já agradeci de outra forma.
    Espero que o seu Sr tb possa aqui vir visitar e deixar o brilho e valor de seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  21. Gostei da colocação de *haya*. "É uma realidade, eu e Vita conversamos sempre sobre isso, vejam qtos Dominadores existem no meio sem uma sub, observem, mtos sérios e em busca de alguém que porte a coleira dele com valor, no momento que esse Dom tiver essa sub e ela for uma pessoa respeitada e querida, haverá mas um monte desejando entrar."
    Conheço a questão bem de perto...
    Pior é acharem que a mágoa venha do ciúme ou do egoísmo com relação a dividir o Dono.
    Como se fosse apenas a questão de ensinar uma criança que ela deve repartir o seu alimento com os colegas que não tem a mesma sorte que ela.
    Sinto com mais profundidade isso...
    Valorizo meu Dono, e a coleira que me deu para portar junto de seu nome.
    Procuro honrá-lo, mesmo em questões em que as vezes silenciosamente discordo dele - claro, nem sempre tão silenciosamente... rsrs
    E de repente vejo alguem tramando pelas minhas costas, não apenas desejando meu lugar, mas querendo ser EU mesma.
    Mulheres tem um sentido mais aguçado, uma percepção mais fina... sabemos distinguir quando de fato existe um problema, ou quando se trata de pura implicância nossa...
    Mas não temos como nos proteger. Apenas devemos ser o que somos e deixar que o tempo mostre a realidade das intenções, mas nem sempre isso faz com que evitemos que se cause algum mal.

    ResponderExcluir
  22. Para kadella:
    Linda postagem, vc mostrou os seu sentimentos e partilhou a sua vivência sem medo.
    Está entre amigos e fico feliz.
    Assim é que aprendemos com o outro, qdo partilhamos o que vemos, sentimos e não temos medo de dizer.
    Obrigada por ter vindo, agradeço em meu nome e de Vita que tb fez o convite para vc estar entre nós.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia a todos!
    Primeiramente quero agradecer a vc, christal, pela resposta. Vc tem razão, a ansiedade contribui muito para estes "enganos" e vc foi prova viva disso. Fico feliz que tenha se encontrado e esteja agora, calmamente, saboreando o passo a passo de uma relação.

    Kdella, muito bem dito:
    "Pior é acharem que a mágoa venha do ciúme ou do egoísmo com relação a dividir o Dono.
    Como se fosse apenas a questão de ensinar uma criança que ela deve repartir o seu alimento com os colegas que não tem a mesma sorte que ela."

    Geralmente nossas observações são interpretadas como ciúmes, revolta, má vontade, por "querermos ser donas do Dono".
    Vc expressou muito bem algo que senti e sinto e penso que a maioria das submissas de verdade tb.
    É a segunda vez, em toda a minha caminhada BDSM, que falo em público sobre o assunto irmãs de coleira. Evito sempre emitir opinião pq isso nos coloca em choque com o "comportameno submisso politicamente correto", queremos ser perfeitas, honrar os compromissos que assumimos com nossos Donos e assim fazemos sempre, mas esse tipo de comportamento, quando não observado por eles, machuca muito.
    Feliz por estar podendo expor aqui os meus verdadeiros sentimentos.
    Abraços carinhosos a todas, saudações ao Sr Doutrinador.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite a todos!
    Mais uma vez agradeço a oportunidade de estar aqui entre amigos!
    {Vita}_ST verdade! muitas vezes conversamos e vc vem acompanhando desde o início minha caminhada! Inicialmente muito ansiosa, tudo novo, perdida..e por pura sorte ou devo a minha sensibilidade?! tive o privilégio de ter te encontrado. Me ajudando e me mostrando como era estar nesse lado do meu outro lado...rsrs
    Posso dizer que tenho tido muita sorte por aqui pois venho conhecendo pessoas como eu com quem posso compartilhar o que venho passando, pessoas que me acompanham e confio!
    Quanto a irmãs de coleira sou suspeita para falar...Tenho uma visão sobre o assunto que de certa forma iria de encontro ao que vcs colocam aqui!Fui levada a casa do Senhor a quem pertenço hoje, justamente pela submissa DELe,que hj é minha irmã querida! convivemos muito bem, existe harmonia e sintonia na casa DELE, e não poderia ser diferente...
    christal lhes deseja o bem

    ResponderExcluir
  25. Acho que está na hora de encerrar este tópico, da parábola platônica do “Mito da Caverna”. Foram 24 comentários além deste meu, e que no final tergivaram para outros tantos assuntos importantes que devem ser discutidos, para Tops e para bottoms, sem distinção.
    Que coisa maravilhosa o Diálogo que estamos realizando! Todos que postaram entenderam o espírito da proposta deste blog! E espero sinceramente que isso continue florescendo mais e mais.
    Tantas coisas represadas em pensamentos e gargantas, agora colocadas de uma forma fluida e lúcida, que nos levam a uma reflexão profunda como vemos, como somos e o que desejamos nas nossas relações dentro do BDSM.
    Uma vez que são tantas as idéias e colocações, eu vou condensá-las e postá-las em breve, ainda nesta semana e em um novo tópico, referenciando este do “Mito da Caverna”.
    Por hora, vamos encerrar e partir para um novo tema! Obrigado a todos pelas importantes colocações!

    ResponderExcluir