quarta-feira, 11 de março de 2009

AMOR NO BDSM


Faz tempo que estou querendo abordar este tema aqui no "Diálogos".

BDSM é definido de forma geral como uma orientação sexual, uma forma de comportamento entre parceiros que de forma sã, sadia e consensual, utilizam-se de estimulos físicos e/ou psicológicos para excitarem-se e satisfazerem-se sexualmente. Por definição, portanto, inexiste a palavra ou menção ao amor.

Existem vozes no meio que defendem que, para haver verdadeira relação BDSM, na sua forma mais pura, não pode existir o amor entre os parceiros. Ou, se ele existir, não pode de maneira  alguma equiparar-se ao "amor baunilha". Talvez essa afirmação segue uma "convenção social" que sustenta que o amor implica uma laço eterno, e o sexo uma vivência passageira.

Eu, pessoalmente, acredito que possa existir sim o amor em uma relação BDSM, dentre as muitas faces que o amor possui, dentro das várias formas que ele pode ser entendido. E também acredito que, se formos considerar uma relação 24/7 real, onde os parceiros co-habitam, possa existir uma fusão entre o que alguns separam como "amor bdsm" e "amor baunilha". 

Abrindo para o diálogo e os comentários! 

17 comentários:

  1. Agradeço, Sr Doutrinador, por abordar esse tema.
    Creio também que, por definição, o BDSM não deve ser buscado por amor e sim para a satisfação de prazeres, sejam sexuais ou até outros tipos de satisfação.
    Mas acontece...
    Em uma relação intensa como é a D/s pode acontecer sim... e aí começa um grande desafio, ao menos para o bottom.
    Não saberia definir tipos de amor, creio que seja um sentimento universal (falando especificamente do amor h x m) e que dentro ou fora do BDSM desperta os mesmos sentimentos de ciúmes, posse, desejo de ser amado (a) também, de ser único (a), entre outros.
    Servir amando é de fato um desafio, um constante romper de limites e barreiras, de reflexão do verdadeiro papel, de auto-controle e crescimento... e de conflitos internos.
    Não é fácil.
    Há quem diga que amor e BDSM não podem andar juntos e eu concordo.
    É preciso força, determinação, consciência, reflexão constante... e quando nem sempre isso é possível, é preciso deixar que as lágrimas rolem para lavar a alma antes de continuar e seguir em frente.
    Mas, ainda que sem permissão, mas dando os devidos créditos, cito um trecho do Sr Gladius Maximus em seu texto Fundamentos - Baunilha x BDSM - Relações:

    "... as coisas são como são, o Universo BDSM não é para qualquer um e a pessoa tem que ter a consciência que vai se confrontar as vezes com seus maiores medos. Ela tem que escolher, correr dessa intensidade como a heroína em 9 Semanas e Meia de Amor ou lutar para merecer pertencer a um Top de valor, como em A Secretária. O Universo BDSM e mais do que justo, ele é o que é. E se você não tiver cacife não entre no jogo."

    Talvez muitas submissas não concordem comigo, mas o que tento em tempo integral é me moldar para continuar no jogo, o jogo que escolhi.

    ResponderExcluir
  2. Amar não existe momento, acontece.
    Não existe como viver um estilo de vida e dizer não haverá sentimentos, somos humanos.
    Todo ser humano deseja amar e ser amado, seja em qual situação de vida estiver vivendo, mtas vezes percebemos que é inevitável lutar, sendo assim acho que a entrega junto com o amor só pode ser plena, se for das duas partes será mágico.
    Não devemos podar sentimentos bons, o amor acontece porque tem que acontecer.
    Aprendi que não devemos lutar contra, somente acreditar, se lutamos contra nos ferimos e tb quem está junto.
    O BDSM pode e deve ser vivido tb por amor, a submissão também é um ato de amor.

    Não existe o momento.
    O amor tem várias formas, vários toques, vários despertar, ele se tinge de cores mil e nunca sabemos qdo ele vai chegar.
    Muitas vezes chega em névoas onde não existe mais esperança, crises de desafetos, medos. Vem em mistura de sentimentos,acariciar de lamentos, mistura à dor, incertezas, incoerência, briga, desatino, marcas, é o desabrochar de algo, barreiras a transpor para se encontrar, ele chega em qualquer sentimento ou momento, temos que despertar.
    *Haya*

    Aqui deixo o Soneto da Fidelidade que todos conhecem.

    SONETO DA FIDELIDADE

    De tudo ao meu amor serei atento
    Antes e com tal zelo e sempre e tanto
    Que mesmo em face do maior encanto
    Dele se encante mais meu pensamento

    Quero vive-lo em cada vão momento
    E em seu louvor hei de espalhar meu canto
    E rir meu riso e derramar meu pranto
    Ao seu pesar ou seu contentamento

    E assim quando mais tarde me procure
    Quem sabe a morte, angústia de quem vive
    Quem sabe a solidão, fim de quem ama

    Eu possa lhe dizer do amor que tive
    Que não seja imortal, posto que é chama
    Mas, que seja infinito enquanto dure.
    VINÍCIUS DE MORAES

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Amor é feito de muitas faces, muitas formas! Amor no BDSM seria uma dessas faces, uma dessas formas! Acredito no amor que liberta, no amor alegre, no amor obediente, no amor que cresce a medida que confiamos. Acredito no amor despojado, no amor não possessivo e no amor compartilhado. Acredito no amor transparente, coerente. Acredito no amor livre! Acredito no amor intenso!Acredito no amor sem preconceitos, no amor leve no amor simples...no amor de verão...
    bjss
    christal lhes deseja o bem

    ResponderExcluir
  5. Hummm...

    Eu tb concordo com o Sr, que há espaço para dedicar mutuamente os sentimentos entre Dono e serva. Senão ficaria algo muito impessoal, mecânico. Quem não gostaria de ter um "OBJETO" alvo de sua dedicação e servidão ou vice versa?

    Eu gostaria.

    ResponderExcluir
  6. No meu modesto entendimento... o amor... em qualquer relação em haja envolvimento, ou seja, que possua o minimo de duração, não seja ocasional... ou surge, e desabrocha e se vivencia... ou se desilude...

    Como mulher e tambem como submissa, não consigo visualizar estar com alguem sem a presença deste sentimento...
    Que nas relações BDSM são muito contraditorios...

    Pois o amor, traz consigo o ciumes, a posse, o apego, o querer...
    Há que se ter muita vontade e perserverança para estar no jogo como disse a amiga Vita...
    Indiscutivel que dentro de cada um de nós existe estruturas baunilhas... e as vezes estas estruturas... estes conceitos e pré conceitos... falam alto... chegam a gritar...

    No entanto, ao meu ver, o dialogo, a cumplicidade e a guia do Dono é essencial... até para que possamos nos desfazer de tais estruturas... vivenciando uma entrega totalmente prazeirosa e jamais sofrivel...

    saudações a todos

    ResponderExcluir
  7. Reproduzo aqui, uma consideração que fiz em meu blog e que acredito adequar-se ao tema:"

    "Não vejo uma relação BDSM como uma relação de ódio e doentia como tantas pessoas imaginam. Sempre o encarei como a mais completa expressão de amor, onde uma mulher ou um homem se entregam de forma praticamente irrestrita para fazer seu Dono/Dona feliz e se orgulham disso, alcançam seu prazer assim, são felizes assim."

    Não consigo dissociar o BDSM de algo ao menos próximo do amor. Só assim sou capaz de me ver entregue, cúmplice, feliz numa relação como essa. Talvez seja ingenuidade minha, não sei... Vivencio tudo isso faz pouco tempo, não tenho como ser taxativa a respeito. Só posso falar de como funcionou comigo. E eu, romântica e sonhadora que sou, acredito que amor, em uma de suas incontáveis formas - ou, no mínimo, a paixão romântica -, e BDSM andam juntos.

    ResponderExcluir
  8. Doutrinador

    Tem presentinho pra ti em meu blog, espero que goste!

    Bjus,
    k

    ResponderExcluir
  9. eu também creio no amor, na paixão que intensificam ainda mais um vínculo BDSM !

    mas vejo tanta gente que nunca nem soube o que é submissão posar de submissa apaixonada que ando tendo dificuldade em debater esse tema...

    beijos doces e um excelente fim de semana

    maria{SS}

    ResponderExcluir
  10. Amor no BDSM...
    Acredito nisso sim!
    Eu vivo essa relação de amor e BDSM, 24/7.
    Nesse tipo de relação ou em qualquer outro tipo de relacionamento entre duas pessoas que se atraem, é inevitável ele surgir.
    O que diferencia o amor dentro do BDSM está justamente na entrega e na posse, que, com amor, se tornam ainda muito mais intensa e, com certeza, mais duradouras. Mas, é preciso saber distinguie uma coisa da outra. Na relação 24/7 ninguém é submissa 24/7 e nem Dominador 24/7. Há todo um outro lado que deve ser respeitado, entendido e esclarecido ne nosa mente. Um casal 24/7 é "casado", tem sua vida lá fora, suas relações sociais que não somente às do meio, tem obrigações em conjunto e separados, sejam profissionais ou familiares que devem ficar FORA do BDSM. As preocupações, problemas desgastes, são iguaisinhos aos demais tipos de relacionamentos que existem dentro de uma sociedade. Saber que ao passar um ano dessa união estável, há todas as implicações jurídicas tbm, quanto aos deveres de uma relação estável, heranças, divisão partriminial, etc, e que não seja justificativa dizer que é uma relação BDSM. A Lei não reconhece isso.
    Mas, posso afirmar uma coisa que sei muitíssimo bem... amor dentro do BDSM é possível, é bom e é saudável.

    Minhas considerações.
    Saudações SM!

    ResponderExcluir
  11. “Poder estar aos teus pés.
    Beijá-los com a reverencia que mercê,
    com o amor que te dedico,
    e com a certeza de que tu és o meu Senhor.” madurasub

    Um mundo de trocas, entregas, submissão e não escravidão.
    A entrega por desejo de ser devotas ao seu único Senhor.
    A entrega total existe sim, e está diretamente ligada à consensual idade na relação, onde submissas demonstram sua total confiança e segurança em seu Senhor (Dominadors), colocando nas mãos dele a decisão dos rumos e das mínimas atitudes dentro da relação.
    Isso é "CONFIANÇA ABSOLUTA "
    Só posso ter esse tipo de relação de confiança se existir um sentimento que me una a meu Senhor (Dominador). Um sentimento de amor que em permite vivenciar minhas experiências e crescer como mulher como submissa e transpor as limitações físicas e emocionais e sabendo que de meu Senhor (Dominador) terei com o amor com paciência a firmeza para me superar nas limitações.
    Uma vez que Dominador e submissa se completam não por serem metades, mas por serem pessoas inteiras, dispostas com objetivos comuns entre eles a alegria e a busca pelo crescimento e pela realização não so de desejos físicos, mas de desejos de alma.
    Por isso humildemente digo que em nenhuma relação ou ate mesmo numa sessão é possível não existir o sentimento de amor!
    Pois entregar o corpo pra ser tocado e usado,
    só acontece após estarmos seguras e amarmos quem dele desfrutará...

    Bjs e saudações.

    Madura submissa

    “Tolerância e Amor, são um exercício diário e devem ensinar a ouvir e compreender melhor sua vida é sentir, obedecer de coração e crescer em busca da tão almejada serenidade, que faz se encontrar como pessoa e como alma. (Dominadora ou submissa).”

    ResponderExcluir
  12. Belíssimo artigo, Senhor Doutrinador.
    Parabéns pelo blog.

    Claro que existe amor no BDSM!
    Eu amo o meu Dono!
    É o amor da submissa, da escrava, da cadela e
    seja lá a forma que meu amor tenha tomado, sem este sentimento eu jamais conseguiria servir.

    Lambidas e beijos!
    {cadela loura}_Lord Borg
    www.cadelaloura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. "Beleza e inteligência são coisas

    boas e desejáveis, mas a melhor

    escrava é a que ama mais

    intensamente"

    (Magicians of Gor)

    Sinto no BDSM a mais pura, completa e intensa expressão de amor!!
    Lindo blog...
    Com Carinho Pietra.

    ResponderExcluir
  14. Só tenho de agradecer o belo post.
    E tenho a dizer que acredito firmemente que possa existir ''amor'' numa relação de Bondage.
    Bondage não se resume à busca de prazer sexual... mas também espiritual.
    Wishings of safe paths. :]

    ResponderExcluir
  15. Sou novato aqui no blog, e teria muita coisa a dizer sobre isso. Mas serei breve.
    Sou o dom no meu relacionamento, gostamos de brincadeiras de bondage, submissao, algumas coisas de sadomasoquismo mais leves; ela sempre diz que adora me servir com seu corpo e sua alma, eu adoro cuidar dela e ser lhe um porto seguro, e pra nos tudo que rola na cama, dessa forma ( que ainda estamos descobrindo nesse mundo bdsm ) é mais um complemento e é parte integrante do grande amor que sentimos um pelo outro. Nosso relacionamento ja tem 2 anos e logo vamos nos casar, acho que existe o amor baunilha e o amor bdsm, mas eles nao tem que ser excludentes, mas sim complementares.

    ResponderExcluir
  16. RAVNNOS
    CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU!
    PERFEITA A COLOCAÇÃO

    ResponderExcluir
  17. Penso que o BDSM não é uma relação propriamente dita, mas um dos "temperos" de uma relação entre duas pessoas. A este respeito gostaria de tomar a liberdade de sugerir uma leitura:

    http://osetimocirculo.blogspot.com/2011/02/o-que-e-o-bdsm.html

    ResponderExcluir